quinta-feira, 14 de março de 2019

 

Blogs, Sites e Jornais: Nazismo por avença

Boa tarde estimados Vlachodimos,


Vivemos uma época estranha.

Se, por um lado, nunca a informação esteve tão disponível, por outro torna-se cada vez mais difícil discernir o que é verdadeiro e falso, do encomendado ao heartfelt.

A propósito do magnífico texto do Picareta Douala, acerca duma cavalgadura que comparou a análise da qualidade do jogo ao Nazismo, lembrei-me fundamentalmente das grandes dificuldades que a comunicação social passa hoje em dia.

As tiragens caiem e as pay wall colocadas em cada site são pouco lucrativas e mal estruturadas, isto porque a qualidade do jornalismo é baixa e torna-se um ciclo vicioso de perda de leitores->introdução de conteúdo pago->perda de qualidade.

Como é que os diversos meios de comunicação tendem a sobreviver?

Estamos a assistir à "bloguização" dos meios de comunicação.

E por "bloguização" não me estou a referir ao texto livre, crítico e contundente que pautaram os blogs no seu início, antes à subserviência, à avença e à defesa do indefensável.

Se para todos é óbvia a "mão" dos clubes em diversos blogs, sendo o Visão de Mercado o exemplo acabado disso mesmo, a informação tradicional deveria, mesmo adaptando-se aos códigos mais actuais, ser o contraponto de todo esse ruído existente.

Não o é, é apenas uma versão amplificada do interesse dos clubes, manobrada pela sua incapacidade de gerar dinheiro da sua actividade.

Portugal é um grande país, mas as suas pessoas têm uma grande dificuldade em perceber que a defesa do seu Clube de sempre não se faz sendo mais corrupto, mais barulhento ou mais acrítico que o outro adepto, faz-se engrandecendo as instituições, melhorando a qualidade do futebol praticado, valorizando o jogo e, consequentemente, as competições.

Faz-se, em última análise, percebendo que o Futebol é apenas diversão, não o fim do mundo.

O Futebol em Portugal é uma fábrica de corrupção, desde o Presidente do Clube ao Presidente da Federação, do Editor ao estagiário do jornal e do Vereador ao Pimeiro-ministro. É uma súmula de tudo o que de mau temos.

É preciso mesmo largar uma bomba, terraplanar e levantar de novo.

Como isto não passa de uma quimera, sejamos felizes com aqueles pequenos momentos de qualidade.

Quero agradecer a:

- Oliver/Corona/Adrian
- Jonas/Felix/Rafa
- Dyego Souza e Paulinho
- Bruno Fernandes e....e.....e.... Coates e Mathieu
- Jackson/Chiquinho/Paulinho/Galeno/Dala

A estes e a outros que não estão presentes, obrigado por me fazerem esquecer esta estrumeira chamada Futebol Português.

Picareta Oceano

Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário