sexta-feira, 1 de março de 2019

 

Sporting: uma filha da putice

Boa tarde a todos,


Quero começar por pedir desculpa a todos por este texto.

O Estaleiro foi feito para brincar com os pés tortos do futebol, ocasionalmente fazer poesia barata e basicamente chamar nomes a todos os que não representam condignamente o futebol.

Após ter pedido autorização aos outros pedreiros para este texto, consideremos isto como um parênteses. Voltaremos ao futebol brevemente.

Comecemos por enumerar alguns factos:

1) Bruno de Carvalho fez um 1º mandato excepcional;

2) Bruno de Carvalho perdeu completamente a cabeça no 2º mandato;

3) Bruno de Carvalho, no actual estado, não é solução para o Sporting Clube de Portugal;


Bruno de Carvalho (BdC) acabou de ser expulso de sócio num julgamento sumário, previsto, certamente, nos regulamentos, numa altura em que o Sporting apresenta o seu relatório e contas.

Quero relembrar que o comité disciplinar durante o consulado de BdC não expulsou sócios do Sporting, colocou à consideração dos Sócios, através de uma assembleia geral, a expulsão dos ditos sócios. Os mesmos que decidiram destituir o próprio BdC.

A decisão de expulsar BdC sem ser através de uma Assembleia Geral é no mínimo bizarra, na medida em que foram estes mesmos sócios que decidiram destituir BdC, permitindo que Frederico Varandas fosse Presidente do Sporting nesta fase.

Considero uma falta de respeito enorme esta expulsão, principalmente pelo motivo enunciado acima e, também, porque o que existem são alegações de más práticas, algo pendente de prova.

Até à prova, caso exista, de culpa, é inaceitável a expulsão de BdC, o seu único propósito é o escamotear as insuficiências de gestão por parte do corrente conselho directivo e da famigerada comissão de gestão.

Toda a argumentação apresentada até agora carece do mínimo de lógica, e se existem pessoas que acreditam nas sucessivas exposições públicas, é porque existem canais de comunicação disponíveis para dar suporte a todo este disparate.

Senão vejamos:

1) Francisco Salgado Zenha informou, há cerca de 3 meses, que a situação financeira do Sporting era estável, tanto que adquiriu alguns atletas durante o mercado de Inverno;

2) Surgem as primeiras notícias de dificuldades aquando do falhanço de subscrição da totalidade do último empréstimo obrigacionista, por clara falta de promoção e comunicação por parte da corrente comissão directiva;

3) Não quero entrar em grandes pormenores contabilísticos, mas o Sporting tem um excesso de passivo corrente, que deveria ter sido financiado por um Empréstimo obrigacionista de 60 milhões de Euros, permitindo uma folga de tesouraria sem recorrer ao adiantamento das verbas da NOS e permitindo a recompra das VMOC por 22 milhões de Euros, evitando assim um futuro aumento da participação de António Sobrinho na SAD do Sporting;

4) Com as recorrentes notícias sobre as dificuldades do Sporting, faz-se uma conferência de impressa que é verdadeiramente nojenta, concentrada num ataque ao anterior presidente e um prospecto que sai de mansinho para a CMVM que não é mencionado na dita conferência de imprensa;

5) As dificuldades são cada vez maiores (Todos os dias os jornais aumentam os valores das necessidades de tesouraria, sabe-se lá porquê), no entanto o Sporting, através deste conselho directivo, decidiu prescindir de 2 milhões de Euros para fazer um protocolo com o Wolverhampton para o mercado Chinês.

Já estou a exceder-me com esta enumeração, mas há aqui uma série de sinais contraditórios que me permitem considerar que o que estamos a assistir é a um assassinato de carácter ao BdC e a um assassinato do Sporting enquanto entidade independente de interesses externos aos seus sócios.

Repito:

- É INACEITÁVEL a expulsão de Bruno de Carvalho!

O único interesse nesta fase é a criação de soundbyte externo por forma a garantir que o Sporting SAD não recompre as VMOC com vista à venda da SAD a um investidor estrangeiro.

Este movimento concertado é unicamente para distrair os sócios do Sporting, colocando-os numa situação em que a única saída à vista é a venda da SAD, perdendo os sócios o poder sobre a parte do Futebol.

É vergonhoso o que está a acontecer, não pretendo Bruno de Carvalho como presidente do meu clube, pretendo sim que o meu Clube subsista.

Se é do interesse desta comissão directiva a venda da SAD a um investidor estrangeiro, deverá ser submetida uma proposta à Assembleia Geral do Sporting.

Caso seja aceite, aí sim a comissão directiva deverá proceder à venda da SAD, mantendo o Clube posse de todo o restante património.

Sou da opinião que o Sporting Clube deverá imediatamente começar uma nova equipa de Futebol e dissociar-se deste movimento meramente especulativo.

Agora, expulsar um antigo Presidente do Clube por factos ainda não provados é uma filha da putice igual ou ainda maior à que BdC foi sendo acusado ao longo dos anos.

Não se deixem enganar pelos órgãos de comunicação Social, jornais e sites vergonhosos como o Visão de Mercado, um arauto de imparcialidade que na realidade é só mais de uma longa lista de sítios com agenda paga.

Vou só aqui deixar este pequeno exemplo:

https://blogvisaodemercado.pt/2012/09/sporting-o-exemplo-de-um-bom-defeso/

Notem como estes senhores, especialistas em eliminar comentários que vão contra o "Diktat", conseguem elogiar aquele que é, mas de muito longe, o pior Presidente da história do Sporting Clube de Portugal e, ao mesmo tempo, asssassinar o carácter de BdC sem qualquer tipo de escrúpulo, exigindo apenas a total obediência dos milhares de leitores ao seu dispôr.

É este tipo de intoxicação que permite ao actual Conselho Directivo caucionar esta decisão de expulsar BdC.

Mais uma vez as minhas desculpas, mas isto é demasiado grave e merece que todos tenham uma oportunidade de pensar pelas suas próprias cabeças.

Picareta Oceano
Partilha noutros estaleiros:

6 comentários:

  1. Só um reparo. A afirmação "durante o consulado de BdC não expulsou sócios do Sporting, colocou à consideração dos Sócios, através de uma assembleia geral, a expulsão dos ditos sócios", não é correcta. O procedimento foi o mesmo. O Conselho Fiscal e Disciplinar deliberou a expulsão (conforme os Estatutos obrigam - artigo 28º, ponto 6) e os visados recorreram para a AG (conforme está nos estatutos artigo 28º ponto 7) que confirmou a expulsão.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Quem com ferros mata, com ferros morre!
    Foi expulso, e bem expulso!
    Uma excelente decisão que só pecou por tardia!

    ResponderEliminar
  3. E parece que foi expulso com estatutos que fez aprovar.
    Fui desde sempre apoiante de BdC, votei sempre nele, mas reconheço que perdeu, e acabei por ser um dos 71, mas sou contra a expulsão, havia de haver uma maneira de apaziguar o clube, e não expulsar BdC seria um bom sinal. Ele já não conta, vamos em paz !

    ResponderEliminar
  4. Vão acabar com o resto, mentindo e fazendo passar a ideia que BdC nos deixou na fossa. Uma vergonha. Estes incompetentes vão ser a causa do meu grande amor ser reduzido apenas a um clube histórico.

    ResponderEliminar