Prosseguindo na análise detalhadamente tasqueira e estaleiramente insustentada, passamos ao sector que mais cuidados precisa. Aqui não há mesmo grande volta a dar, é implodir e começar de novo. Não se aproveita um. Repito: Não. Se aproveita. Um. Ah, mas o... Mas o caralho é que é!
Claro que esta análise tão polida e urbana pode estar contaminada pela ausência de um treinador há demasiado tempo. Um treinador, mesmo que razoável mas treinador, poderá fazer com que alguns jogadores melhorem.
André Almeida - 29 Anos - Despachar
É fazer um amigável com o nome Memorial Almeidinhos, alinha os 90 minutos e depois passa a director de relações internacionais. Ou isso ou vai dar uma volta ao carrossel. Ou ao bilhar grande. É um útil 26º jogador, para um plantel de 25.
Tomás Tavares - 19 Anos - Guardar
Pode ser daqueles que com um treinador a sério se torne um bom jogador. Para já é um razoável júnior de último ano a quem lhe pedem que seja mais do que pode dar, sem lhe darem sequer as ferramentas para o ser. Vai depender muito do treinador, mas se depender apenas dele, as dores de cabeça por aquele lado podem não ter acabado.
Rúben Dias - 23 Anos - Guardar/Encher os Bolsos
Demasiado impetuoso precisa de um treinador que faça com ele o que Jorge Jesus fez com Luisão. Pode ser que a época mais apagada acabe com os "pretendentes" e fique por cá até se reformar. Pode ser um útil segundo ou terceiro central.
Jardel - 34 Anos - Ainda está cá?
É fazer um amigável com o nome Memorial Almeidinhos e o Jardel entra no fim para dizer adeus antes de ir para o real caralhinho que o foda. Ver a braçadeira de capitão no braço dele é um insulto a todos os centrais que já a usaram, e estou a incluir aqui o Paulo Madeira. Teria dificuldades em lutar por um lugar num plantel que tivesse Tahar e Ronaldo Guiaro.
Ferro - 23 Anos - Vá, tu tentaste...
Demasiado velho para ser uma promessa, fica a dúvida do que um jogador sem noção dos apoios e de tempo de entrada pode dar. Fica também a dúvida se um treinador a sério ainda será capaz de o salvar. Como está é para mandar para longe. Se ainda der para salvar, vamos sempre precisar de um segundo ou terceiro central.
Grimaldo - 24 Anos - Fica, por favor!
Por favor não saias, por favor não saias, por favor não saias...
Nuno Tavares - 20 Anos - Não somos nós, és tu!
Lançado às feras no ínicio da época numa posição que não era a sua, demonstrou ser senhor de interessantes limitações para produto de uma formação que se diz de excelência. Também ausente de excelência têm sido as suas exibições no lado esquerdo. Tem revelado no entanto excelentes lacunas técnicas, sem a desculpa de ter saltado da Liga Revelação para a Primeira Liga. A sua existência e permanência no plantel levantam mais dúvidas sobre o que se faz na formação, do que sobre a falta de qualidade que tem revelado.
Uma da vantagens do portal que usei é que nos mostra também os emprestados. Uma série deles têm datas de regresso para o final da temporada. Agora, todos sabemos que há por lá umas cláusulas e eu não sigo com afinco suficiente os comunicados para saber nem quais são, nem quem já se chegou à frente para as pagar. Abaixo segue um comentário às possibilidades que se abrem caso os jogadores acabem, por artes mágicas, a apresentarem-se no Seixal para o início dos trabalhos.
Pedro Pereira - 22 Anos
Da última vez que o vi era melhor que o Almeida. Penso até que poderia ser melhor que o Tomás. Se isso faz dele um Lateral de nível Benfica? Talvez não, mas que é melhor do que os dois que lá temos é.
Cristian Lema - 30 Anos
Comparado com Jardel e Ferro é o Fabio Cannavaro no pico de forma. Não estou a dizer que é bom, estou a dizer que comparado com Jardel e Ferro parece o Fabio Cannavaro no pico de forma.
Gérman Conti - 26 Anos
Comparado com Jardel e Ferro é o Fabio Cannavaro no pico de forma. Não estou a dizer que é bom, estou a dizer que comparado com Jardel e Ferro parece o Fabio Cannavaro no pico de forma. Soa a repetitivo? Se calhar é porque é...
Olhando para o plantel as necessidades são muitas e não se esgotam apenas na necessidade de um treinador. A nível de centrais há pouco com que trabalhar, nas laterais idem, com particular destaque para as debilidades da lateral direita. Ir à equipa B é uma opção, deveria ser para isso que ela existe.
Já tive um conhecimento mais profundo do que por lá se passa, mas custa-me a acreditar que o João Ferreira seja inferior ao Almeida. Com um treinador de jeito Tavares e Ferreira pode parecer, e ser, insuficiente, mas dará mais segurança que ter Almeida.
No centro do terreno, tivemos este ano uma amostra de Morato. Parecia mais um courato mal assado. Se aquele é o nível da promessa, então tem muita sopinha para comer. Mais perto está Kalaica, que ou dá agora o salto ou então entra no circuito do empréstimo até se ir de vez. Dependendo do treinador, uma outra opção doméstica seria usar Samaris como central.
No mercado internacional há alguns jogadores interessantes. Omar Elabdellaoui, lateral direito do Olympiakos está em fim de contrato, ou a entrar no último ano de contrato com o clube Grego. Seria um upgrade a todas as opções para a lateral direita, e daria a cobertura necessária não só ao flanco como ao jovem que tivesse de evoluir na sua sombra. No centro do terreno Jan Verthongen está em fim de contrato com os Spurs, mas os clubes que já andam a farejar fazem dele uma miragem.
No lote das opções caras há qualidade para ser explorada em Alkmaar. Owen Wijndal seria uma opção para a lateral esquerda, mas dificilmente viria se Grimaldo ficasse. O seu suplente, Thomas Ouwejan, seria mais em conta e um upgrade brutal a Nuno Tavares, apesar de aquém das necessidades actuais da equipa. Teun Koopmeiners, médio e capitão da equipa, é um dos mais promissores talentos na Holanda, e tem actuado com distinção a central. Dá qualidade com bola e segurança a defender.
0 martelanços:
Enviar um comentário