sábado, 18 de julho de 2020

 

Bitaites da Betoneira - Plantel Benfiquista 19/21 - O Meio Cheio, Meio Vazio (Campo)

Ia fazer uma piada com a bola progredir da defesa para o meio campo, mas depois percebi que era do Benfica que estávamos a falar e portanto, ao contrário da bola, vou parar um pouco por aqui para continuar a análise detalhadamente tasqueira e estaleiramente insustentada.


Como dito anteriormente, esta análise tão polida e urbana pode estar contaminada pela ausência de um treinador há demasiado tempo. Um treinador, mesmo que razoável, mas treinador, poderá fazer com que alguns jogadores melhorem e se for alguém que os tenha no sítio mandar para o real caralho mais velho umas quantas vacas sagradas. E digo que os tenha no sítio, e não com tomates, por tê-los no sítio tanto dá para tomates como ovários.

Bom, vamos lá então chapar massa...

Julian Weigl - 24 anos - Mas há questões?
Para alguns o culpado de termos perdido o campeonato para o Porto e de Tino não ter jogado.

Porque foi por causa dele que não ganhámos a Moreirense, Setúbal, Tondela, Portimonense e Santa Clara (11 pontos só nesses jogos) e devia estar contratado dois meses antes de assinar e estndo tudo apalavrado não adiantava ter o Tino a jogar.

A culpa foi dele e se ele não viesse o nosso futebol avassalador de pontapé na frente e chuveiro para três pontas de lança que nem sabem muito bem como se hão-de posicionar, teria sido um sucesso.

Excelente a transportar bola e a tapar buracos para colegas, tem-se notado um desnorte em campo que é o equivalente a "foda-se onde é que me vim meter". Esperemos que tenha um treinador em breve que ajude a que isso passe depressa.

Florentino - 20 anos - Fica, caralho!
 
Tapado durante por Gabriel e Samaris, e depois só por Weigl, porque "cenas". O nosso, no ínicio da época, melhor médio defensivo, foi muito criticado pelos adeptos por não ter poder de choque. Poucos desses terão notado que não tinha poder de choque porque tinha o poder de chegar à bola antes do adversário. Normalmente seja em que área do terreno for. E também tem o poder de entregar jogável para um colega. Não deveria ser impossível jogar com Weigl, especialmente quando a concorrência são Gabriel e Samaris.

Samaris - 31 anos - Efharisto Malakas!
Vai para o topo sul, em tronco nu, de megafone na mão a puxar pela bancada. Samaris a presidente dos grupos de adeptos. Rei do Estádio. Esqueçam o gajo do som na cabine, é meter Samaris na bancada com um megafone. E a prometer aos gajos do campo que se não ganham o jogo no próximo treino vai lá com pitons de alumínio ver se trocam a bola rápido ou não.

Se for para jogar, gostámos muito de ti, ficarás para sempre nos nossos corações, mas há que dar lugar aos novos. Ou ir para terceiro central, se o treinador conseguir!

Gabriel - 26 anos - Ainda aqui?
O que quererá o próximo treinador? E será o próximo treinador capaz de dar noções de futebol a Gabriel? Será que a abnegação que revela será suficiente para ficar? Para mim já passou a validade é passar a outro e não ao mesmo.

Adel Taraabt - 31 anos - Adel Akbar
Seria injusto dizer que o médio que mais equilíbrio deu à equipa ao longo do ano seria para dispensar. Não é de todo o que acho que resto. Penso que o próximo treinador terá aqui um jogador acima da média do campeonato, que poderá aproveitar para construir apoiado desde trás. Bom parceiro para Weigl ou Tino, num meio campo a dois, ou para Weigl e Tino num meio campo a três, apesar de ao jogar em posições mais avançadas se desligar um pouco mais do jogo. Pode também ser o suplente de um meio campo de Weigl e Tino.

Pizzi - 30 anos - Pissi...
Alterna o bonzinho com o péssimo, muitas vezes no decorrer da mesma partida. Raramente ajuda o lateral, raramente fecha o flanco. Podemos falar de quanto os laterais direitos não rendem, mas temos também de falar do quanto andam desapoiados. Dono e senhor das bolas paradas, por motivos que ninguém percebe, face a execuções deficientes e acéfalas delas todas (cantos, livres e penaltis). Alguma qualidade com bola e nos movimentos ofensivos deixam entrever o jogador que foi. Será que tem salvação?

Rafa Silva - 27 anos - Dr Rafa e Sr Silva
Já vi neste gajo laivos de JVP. Também já lhe vi laivos de Laurent Robert. No primeiro ano fazia tudo bem, mas a bola não entrava. O ano passado a bola começou a entrar. Este ano fazia mal e a bola às vezes entrava. No final do ano nem faz bem nem a bola entra. Não é de deitar fora para já, que vem aí treinador novo, mas convém perceber se dá mais para o Dr Rafa ou para o Sr Silva.

Cervi - 26 anos - Não Cervi...
Se houver quem faça dele um razoável lateral esquerdo pode ficar no plantel. Se!

Jota - 21 anos - Há questões? Por acaso, há!
Tecnicamente é melhor que todos os outros extremos do plantel. Mentalmente há dúvidas. De certa forma legítimas face à pressão com que sempre entrou de ter de demonstrar em 5 minutos porque é que está ali. É que aos outros é permitido fazerem a merda que querem em campo, enquanto que a este é pedido que seja um Félix e nos dê de mão beijada títulos sem sabermos ler nem escrever. E tudo em cinco minutos!


No capítulo dos reforços, este é o sector onde o quem fica e quem sai mais vai depender do futuro treinador. Não só por ser no meio que tudo se define, mas essencialmente porque as deficiências na defesa e no ataque são de tal ordem que é óbvio que têm de ser reforçados. Já no meio depende do que o treinador que vier pretender para o sector e para o "seu" projecto. Os 3 principais casos, para mim, serão Gabriel, Cervi e Jota. Todos, exepto Jota, para lá da dúvida razoável quanto ao termo "promessas", precisam de alguém que os torne jogadores úteis. Jota precise de quem o ensine a ser decisivo na piscina dos grandes.

Olhando ao transfermarkt.com, e sem estar a par das cláusulas, há vários nomes em cima da mesa. Pedrinho, ala brasileiro, parece já estar encaminhado. Não sei se será o nome que empurra Pissi para o banco, sei é que no negócio dele foi metido um tal de Yoni, que o clube de destino já devolveu, e portanto vem a caminho também. Como estão ambos catalogados como avançados, fica para outro post dizer que estou céptico em relação a um, e quero que o outro se foda bem longe. Quem é quem? Esperem...

No lote dos retornados podem também estar Alfa e Krovinovic. Alfa retornar é piada e de mau gosto. Pensar em ceder Tino ou Weigl para ficar com Alfa é tornar trágica a piada. Até ceder Gabriel para ficar com Alfa é piada. É daqueles que nem um treinador o ajuda. Nas palavras de José Mourinho, isto é o Sport Lisboa e Benfica! Já Krov não sei qual a relação dele com o departamento médico, ou com o clube onde está. Se calhar há para lá umas cláusulas... Diogo Gonçalves depois de um bom ano em Famalicão parece estar pronto para um lugar. Não sei é de quem, nem onde!

Fejsa é outro que pode estar de volta. Espero que para o Memorial Ljubomir Fejsa, para nos despedirmos dele ainda na pré-época, quando der o pontapé de saída do jogo, antes de fazer um estiramento e ter de sair de maca.


Olhando para a equipa B, o único que parece pronto para trazer qualidade é Dantas, com David Tavares a poder ser um reforço musculado e acéfalo.

O principal factor limitativo aqui será o que o treinador quer. Se for um treinador que quer um perfil mais musculado, há jogadores que apesar da sua qualidade terão sempre mais dificuldades em entrar. Se for um perfil de boa decisão, então o lote muda radicalmente. Poucos jogadores cumprem com ambos os perfis e a grande dor de cabeça neste sector será decidir quem fica com base no que pode ou não vir a ganhar, e não tanto pelo que pode dar já. É certo e sabido que seja quem for o treinador, o sector está impreparado para render no imediato e grandes limpezas serão necessárias para arranjar espaço aos reforços urgentes.
Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário