terça-feira, 14 de maio de 2019

 

Sporting: Um gelado Vietto na testa

Boa tarde estimados picaretas,


Ponto prévio: Adoro o Vietto, é um belíssimo jogador, caso venha focado e devidamente enquadrado, terá um impacto brutal numa liga tão fraca como a Portuguesa.

No entanto, e para que não restem dúvidas sobre o que eu acho deste negócio, aqui vai uma foto:



Em todos os negócios, futebolísticos ou não, deverão existir benefícios claros para todas as partes, prevalecendo a confiança e a boa fé.

Vamos, por isso, perceber se os critérios acima são cumpridos:

- O Atlético de Madrid compra um jogador valorizado em 30 milhões de Euros (valor de venda futuro ao Mónaco) por 22.5 milhões

- A esse valor é deduzido de imediato 7.5 milhões de euros pelo passe de Vietto mais 50% que deverá ser pago ao Atlético de Madrid, qualquer que seja o efectivo valor de venda do atleta. 
Isto configura a posse efectiva de 50% do passe do jogador, na medida em que o Sporting é um clube fundamentalmente vendedor

- O intermediário da venda é o Sr. Jorge Mendes, especialista em fraude fiscal e branqueamento de capitais, "alegadamente" claro.

- O Sr. Jorge Mendes intermediou este mesmo negócio com o Sport Lisboa e Benfica aquando da transferência de Gaitan para o Atlético, com claro prejuízo para o Benfica, que recebeu, no total, 3 milhões de Euros pelo atleta. Fora as comissões devidas ao Sr. Mendes, recebeu o seguinte:




Por fim a bastarda expressão "forma de estar".

"Saber estar" não é ser composto, calado e com pose presidencial.

"Saber estar" é saber com quem devemos ou não fazer negócios, saber que os agentes com quem estamos envolvidos são de bem.

Alguém no seu perfeito juízo quer estar associado a este travestido carrossel de jogadores? Os Benfiquistas querem sair de lá, apesar dos títulos que lhes trouxe.

E que faz o novo Sporting que "sabe estar"? Enfia-se braços, pernas e tronco nesta lama putrefacta.

Factos:

1) Gelson Martins não tem razão no pedido de rescisão, se tivesse, tal como William, nunca aceitariam negociar as transferências;

2) Gelson Martins, não sendo um dos meus jogadores preferidos, à data da rescisão (é só essa que interessa) valia muito mais que os 30 milhões que serão encaixados pelo Atlético

3) Vietto está claramente desvalorizado pelas últimas épocas que fez, 7.5 milhões por 50% de valias futuras já perdidas é pagar muito acima de mercado (não esquecendo salário, que pelos vistos é só desculpa para despachar Mathieu)


Por estes motivos, é um negócio verdadeiramente vergonhoso por parte do Sporting, que nos coloca num grupo de clubes que orbita um esquema muito pouco claro de transferências de jogadores, onde todos ganham, com excepção dos clubes.


Direcção do Sporting Clube de Portugal, vejam lá se "sabem estar" e invertam este caminho, não é tarde.

Picareta Oceano
Partilha noutros estaleiros:

4 comentários:

  1. Parece-me que o Gelson não é jogador do Sporting. E ainda assim recebe-se 15M. Será assim tão mau... Sujeito a uma decisão negativa do TAD e receber bola?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lógico. Além que não são 50% do vietto para atlético, qq que seja venda.

      Eliminar
  2. Boa tarde Dk,

    Assumir uma posição de força numa época já garantida pela venda de Bruno Fernandes sim, claro que vale a pena levar para tribunal e espremer a situação. Isso causa, fundamentalmente, desconforto no atleta e empresário.

    Além de que o risco de perder a decisão judicial era relativamente baixo, na medida em que não haveria acordos com o Sporting caso houvesse hipótese de não pagar nada.

    Além disso, o valor é baixíssimo. O Gelson estava na calha para uma transferência nos valores do João Mário, e recebemos um terço disso.

    Por isso, sim. É um negócio de merda.

    Picareta Oceano

    ResponderEliminar
  3. O SCP além de ser um "levanta moral" dos pequenos é também um OUTLET!!!
    Não foi prometido defender o clube em tribunal contra as rescisões???
    Negócios de MERDA, ainda por cima com o Mendes!
    Escolheram este dr. presidente que em vez de curar...MATA!

    ResponderEliminar