terça-feira, 15 de janeiro de 2019

 

Sporting - Porto: Uma análise De Profundis

Boa tarde estimados leitores,


Deparei-me com esta tradução de um texto do Oscar Wilde:

"Por detrás da alegria e do riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas por detrás do sofrimento, há sempre sofrimento. Ao contrário do prazer, a dor não usa máscara"

O Sporting - Porto foi a glorificação da dor.

Mal jogado, pouco pensado, muito sofrido, muito corrido.

Neste tasca mal amanhada acreditamos que o Futebol é prazer e é alegria, acreditamos que mesmo o mais empedernido atleta (Alô Marega, Alô Jefferson), se bem orientado, poderá desfrutar do jogo de uma forma positiva.

Mas, para isso acontecer, tem que existir uma ideia.

Essa ideia deverá estar sempre orientada para a valorização do atleta e das suas capacidade técnicas, de divertir o espectador enquanto, de forma o mais profissional possível, cumpre com os princípios delineados pelo seu treinador para garantir a vitória da sua equipa.

O que assistimos foi ao enaltecer do sofrimento sem máscara, sem filtro, do futebol do bombo, do esgar de dor e do infinito fado, como se fosse o nosso destino a vitória heróica e não a vitória da felicidade.

As culpas poderão ser assacadas às mais diversas instâncias, desde as administrações, ao roupeiro passando pelo Mestre Alves, mas no fim da linha estão sempre os treinadores e os jogadores.

De Sérgio Conceição pouco podemos esperar, tem uma tipologia de jogador totalmente definida, assente nos constantes duelos físicos e fé em Brahimi, dando-se ao luxo de deixar o melhor médio deste campeonato no banco. Ao fim, ao cabo, espectáculo é no Coliseu né?

Já de Keiser esperava-se, até pela necessidade imperiosa de ganhar, mais alguma coisa.

O Sporting conseguiu ultrapassar com relativa tranquilidade a primeira fase de pressão do Porto, conseguindo colocar jogadores enquadrados com a última linha defensiva do Porto.

Esta situação ocorria apenas quando o Sporting decidia jogar a bola pelo chão, utilizando os apoios prestados pelos médios e avançados, algo que aconteceu muito poucas vezes, tal era a pressa do Renan de mandar a charutada para a cabeça do Bas Dost.

Se o Sporting conseguiu ultrapassar as linhas do Porto, então o que fallhou?

Guardiola costumava dizer "o meu trabalho é levar-vos à entrada da área, depois disso, é convosco".

E foi precisamente aqui que o Sporting claudicou de forma aberrante.

Isto é, quando o Sporting quis jogar pelo chão, conseguiu chegar perto da área do Porto com relativa facilidade, porque o Porto, ao contrário do que os estimados comentadores escrevem/falam/regorgitam, não defende particularmente bem, bastando uma equipa com um mínimo de qualidade na sua circulação, fugindo aos duelos físicos, para desestabilizar defensivamente Filipe, Militão e companhia.

Isto revela algum trabalho de Keiser, apesar de ser criticável a postura de pouco risco, o pouco tempo de trabalho que leva em Portugal levou-o a ter uma abordagem mais cautelosa.

O que é totalmente incompreensível é a escolha de alguns intervenientes para quando decide, finalmente, jogar futebol.

É inacreditável a quantidade absurda de bolas perdidas por Diaby, sabendo que, principalmente neste jogos de maior pressão, todas as bolas valem Ouro, este senhor vindo da Bélgica torna tudo pechisbeque. Um autêntico penedo, tal a falta de qualidade técnica, mas principalmente de entendimento daquilo que o jogo pede.

Com o avolumar dos minutos, com a entrada de Oliver e a passagem de Corona para defesa direito, o Porto dominou os primeiros minutos da segunda parte e criou duas ou três ocasiões com relativa facilidade, o que demonstra que ainda existe esperança, desde que os intervenientes certos estejam em campo.

Com o cansaço a instalar-se voltou o futebol sem máscara, da dor e do pânico, como se o bom futebol fosse incompatível com o ganhar, quando está provado que é o bom futebol, em que os jogadores se divertem de forma responsável, que marca mais golos, que ganha mais jogos e garante mais pontos.

É o bom futebol que ganha campeonatos, que valoriza atletas e projecta a nossa liga.

No sábado passado, a única coisa de jeito deste clássico foi o horário.

O resto está documentado nesta imagem:





Picareta Oceano
Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário