terça-feira, 25 de setembro de 2018

 

...Quem paga é a exigência!

Ser adepto do Benfica na menos Gloriosa década que corre de 1995 a 2005 é pertencer a um clube muito elitista que acreditou que era possível ser campeão com jogadores da qualidade de um Martin Pringle, um Paredão ou um Leónidas. A lista é curta, pouco representativa da falta de qualidade e se não me alongo é porque seria mais fácil fazer uma lista dos jogadores de qualidade que envergaram o Manto Sagrado. Preud'homme, Enke, Gamarra, Ricardo Gomes, Poborsky, Valdo ou João Vieira Pinto tiveram de entrar em campo com vedetas que faziam um coxo com bicos de papagaio acreditar que podia ser jogador do Benfica.

Não me vou sequer alongar no excelente trabalho de implosão do plantel que Manuel Damásio, como presidente, e Artur Jorge, como treinador, levaram a cabo. Vamos resumir os assuntos extra-futebol a uma simples frase, quem acha que Vale e Azevedo é que destruiu o Benfica ou tem memória curta ou...

O que nunca aconteceu, apesar da mucha ilusión, quase a roçar a alucinação colectiva, dos dois ou três mil que não arredavam pé da verdadeira Catedral do Futebol, foi haver uma desculpabilização de quem jogava. O Inferno da Luz das décadas passadas transformou-se nessa década em algo que os habituais chamavam a Fornalha da Luz, tal o ritmo com que queimava técnicos e treinadores. E nem as reais estrelas, como JVP, Preud'homme e Poborsky, passaram totalmente incólumes a essa fornalha, tendo tido de ouvir volta e meia a sua assobiadela monumental.

Serve pois o presente para questionar o actual estado de coisas no futebol. Não só Benfiquista, mas em geral. É uma característica geral de todos os populismo a necessidade de arregimentarem as massas com uma narrativa de "nós contra eles" que tem o interessante corolário de "quem não está por nós está contra nós". No futebol, para lá do apoio cego e acéfalo a líderes de reputação e idoneidade no mínimo discutíveis, isso manifesta-se noutros aspectos. Nomeadamente na forma como se lida com a crítica aos intérpretes. Há o clássico quem não apoia Cristiano Ronaldo na sua luta contra o mundo, não é bom português, como se o próprio Cristiano não tivesse, em momentos da sua carreira, beneficiado do clube que agora o mina, para se pôr acima do que é realmente o seu estatuto no Mundo do Futebol. Ainda no domínio das Quinas e da Esfera Armilar, há a necessidade de achar que José Mourinho ainda é aquele treinador de pressão alta, controle absoluto do jogo e futebol jogado, e não o condutor de um camião TIR carregado de barras de chumbo, com três pneus furados e atravessado no tabuleiro da 25 de Abril.

No domínio interno as discussões rapidamente derivam para um tom em que quem ousa criticar as escolhas do treinador tem de ser dos outros. Não importa se os outros são os dragartos ou os lamps, se não se gosta de quem o treinador do nosso clube... Aliás, se não se gosta sequer do treinador, então já se é dos outros. A mim isto custa-me. Em parte porque passei boa parte da minha juventude a ser castigado por Glenn Helders e Martin Pringles da vida e sei como o anfiteatro da Luz desses anos reagiria a cada toque na bola de um qualquer Cervi ou Seferovic de pacotilha que nos servissem nessa altura. Se acham que não, eu relembro que José Calado estando longe de ser dos mais picaretas a envergar o Manto Sagrado, não se livrou de ter de ouvir o Estádio a cantar, várias vezes, o "Coração de Melão" enquanto envergava a bracadeira de capitão.

Do que se passa noutras casas só sei o que vou ouvindo aos poucos. Do que oiço, acho difícil que quem hoje aplaude Marega nutra um qualquer sentimento de saudade pelos dotes de Quinzinho. Ou que quem aplaudiu Rui Barros aceite que Óliver Torres alterne entre o banco e a bancada. E só mesmo o clube de fãs de um Rodolfo ou de um Chippo pode achar que a venda de Rúben Neves foi acertada.

Ainda no capítulo de equipas às riscas, os que acham que Jefferson ou Ristovski são jogadores de quem quer ser campeão, lembrar-se-ão com saudade de Quim Berto ou Luis Andrade? Ou será que acham que César Prates e Rui Jorge foram muito sobrevalorizados?

Dito isto, quando é que exigir qualidade se tornou uma manifestação anti-clubística, qualquer que seja o clube? Estará errado o adepto que deseja que o seu clube retenha os melhores jogadores e os coloque a jogar, por dessa forma estar mais próximo de conseguir boas exibições e bons resultados? Não será através da promoção e da elevação da qualidade que o futebol português tem espaço para crescer?

Não nos iludamos, o grau de exigência que temos para com os nossos é reflexo daquilo que somos e daquilo que queremos. O Desporto Português em geral, e o futebol em particular, carecem de uma visão geral, global e estratégica e uma das causas que o impedem de crescer é precisamente a falta de exigência qualitativa que nos impomos. Queremos ganhar a todo o custo de uma forma imediata, sem nos preocuparmos em ganhar de forma consistente e com essa atitude vamos endeusar os Sálvios, os Acuñas e os Maregas da vida que nos dão aquela sensação imediata de satisfação. Mas com a mesma celeridade que cegamente os endeusamos, quando conseguem aquele momento vistoso, rapidamente os condenamos quando nos apercebemos que com esses ídolos de pés de barro dificilmente conseguiremos mais do que ser um peixinho grande num aquário pequeno.

Eu que almejo a Bayernização (ou Rosenborguização) do Benfica recuso-me a aceitar isso. E acredito que clubismo saudável é muito mais desejar que os nossos sejam melhores do que os outros serem piores. Não quero um cepo que brilha contra os Nacionais e os Aves da vida e não é capaz de criar uma jogada contra os Bayerns. Seria bom que isso ou o não compreender a dispensa de Matheus, o melhor jogador da pré-época leonina, para se oferecer o lugar a Acuña, ou o questionar-se porque Óliver só aquece, não fossem confundidos com anti-clubismo e que fossem reconhecido como a real manifestação de clubismo. Porque quando o grunhismo e o picaretismo, manifestações futebolísticas dos populismos de hoje, se tornam a corrente oficial de amor ao clube, quem paga é a exigência.
Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário