quinta-feira, 20 de setembro de 2018

 

"He does everything for those around him."

O título deste post em bom português e em linguagem futebolística seria " Ele cria as melhores condições para os seus colegas"

Esta afirmação vem de uma entrevista de Valdano a Guardiola, onde o técnico espanhol disse que Messi gostou logo de Busquets e numa conversa entre os 2, Guardiola acrescentou que o génio espanhol criava as melhores condições para os seus colegas. Supostamente é o que todos os jogadores de futebol deviam fazer mas nem sempre é assim, e essa é uma das razões que fazem de Busquets tão especial e talvez o melhor médio defensivo de sempre.

O espanhol sabe onde dar linhas de passe, sabe que passe fazer, com que força tem de fazer(rápido e tenso ou lento para chamar a pressão), sabe para onde tem de fazer( espaço, pé) e por vezes inventa lançes de génio. Como o seu colega de seleção disse "He encourages you to make the next play, by playing the ball to you in a way that you can figure out what to do next. If he plays it to the back of you it's for you to return it, if he plays it to your front it's because you're free to turn.". 

Mas não é só com bola que Busquets faz a diferença. Quando a sua equipa está sem a bola, ele sabe posicionar-se, sabe os timings para ir apertar o adversário, a forma como anda sempre em cobertura aos colegas permite que seja muito intenso e agressivo na reacção à perda, entre tantas outras coisas.

Para finalizar, deixo aqui uma pequena amostra do que é o génio de Busquets  
Partilha noutros estaleiros:

1 comentário: