quarta-feira, 31 de julho de 2019

 

O Sentimento Generalizado

Com as férias de Verão já no passado, vamos lá então desenferrujar a picareta e ver o que sai daqui.

Sinto que há um sentimento generalizado na massa adepta Gloriosa. Esse sentimento é que o plantel está este ano mais equilibrado este ano, faltando apenas um ou outro acerto pontual, mas que é curto, em qualidade, para o que deve ser a ambição natural do clube.

Esta "ambição natural do clube", sendo palavras minhas, é o espírito de exigência que grassa junto dos Benfiquistas. Não é apenas o ser forte em Portugal, nível que nem sequer se põe em discussão, mas o fazer brilharetes na Europa.

Que tenhamos chegado aqui é consequência clara dos títulos conquistados nos últimos anos. Mérito para quem o conseguiu. O medo que perpassa a mesma massa adepta no entanto vem também dos títulos conquistados. Mérito também para quem o conseguiu. É que essa mesma massa adepta não esquece que nem todos os títulos se apoiaram em bom futebol com bons princípios. Ninguém esquece a pior campanha de sempre de um clube na Champions, e é importante que enquanto essa campanha contar para o ranking UEFA ninguém esqueça. Ninguém esquece a aposta numa equipa técnica alicerçada em luzinhas. 

E noutro campo, é importante perceber que a Liga Portuguesa, no seu eterno 'não gostar de si mesma', tem feito um esforço épico para se tornar cada vez mais uma Liga Periférica que até para ir buscar talento a caminho da reforma tem dificuldade.

O plantel do Benfica não deverá fugir muito ao seguinte:

Odysseas, Svilar, Zlobin;
Almeida, Ebuehi, Rúben, Jardel, Ferro, Conti, Grimaldo, Nuno Tavares;
Fejsa, Samaris, Gabriel, Tino, Gedson, Taraabt, Pizzi, Chiquinho, Rafa, Caio;
Seferovic, de Tomás, Jota, Vinicius.

Ainda faltam ali nomes, mas pelo que se tem visto, estes devem ser, por imposição administrativa ou opção técnica, o núcleo duro. A constatação é que o banco do Benfica seria, em teoria, titular em 14 ou 15 das restantes 17 equipas da Liga.

Se com este plantel não conquistar o título é impensável e ficar abaixo das finais nas Taças será um falhanço, este plantel no entanto não permite grandes sonhos no que ao 'sucesso' europeu diz respeito.

Para os mais cépticos sobre a Europa eu relembro que as brilhantes campanhas de Professor Bombo e Presimente Luzinhas fazem com que o Benfica tenha a classificação directa para o pote 3 do sorteio da Champions, a menos que Porto e/ou Ajax falhem a qualificação para a fase de grupos.

Em jeito de remate, o Benfica terá alegadamente garantido mais de 200 milhões de Euros neste defeso, dos quais não terá alegadamente gasto mais de 50, isto em transferências. Se não trouxe nenhum craque de caras, por exemplo para a lateral direita, porque não quis, é difícil não pensar em boicote, até olhando ao que foram os golos sofridos na Europa nos últimos dois anos e o papel de André Almeida neles. Se não trouxe porque não conseguiu, então está no mesmo barco dos restantes clubes da Liga. E isso deveria levar-nos a pensar porque é que a Liga Portuguesa está cada vez mais perto da Liga Holandesa, onde por muito brilhante que seja a campanha do seu campeão na Liga dos Milhões, acaba sempre por ter de ir fazer duas pré-eliminatórias.
Partilha noutros estaleiros:

7 comentários:

  1. Olhemos para o nosso banco, quantos daqueles não seriam titulares nos rivais?

    Claro que há posições em que a concorrência não é exatamente do mesmo valor que o titular... Mas isso não acontece em NENHUM clube do mundo! NENHUM! Quem é o Gr suplente do Alisson? Quem é o DD suplente do Kyle Walker? Escolheriam como alternativa para a vossa equipa: Jota ou Chiquinho, Aboubakar ou Fernando Andrade, Luiz Phellype ou Jovane?
    "Ah e tal porque saiu o JF e o Jonas e não temos a mesma qualidade"... O Real não perdeu qualidade com a saída do CR? O Barça não vai perder quando sair o Messi?

    Isto para os exigentes está tão difícil que a única cassete que ainda conseguem debitar é que faltam"contratações cirúrgicas" para o "Benfica europeu"... sendo que este ano descobriram uma palavra nova: diferenciado! Falta um 2o Av diferenciado! Que é apenas uma metáfora para... Qualquer um menos o que veio.

    Sobre o plantel
    http://universobenfiquista.blogspot.com/2019/07/plantel.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso sao falsas comparaçoes, e diferente arranjares um suplente ao nivel de alisson quando ele e dos melhores, senao o melhor do mundo ou arranjares isso com o vlachodimos que tem imensas falhas no jogo dele... no caso do city, sim o a DD nao tem um suplente a altura, mas e no meio campo e no resto da defesa e no ataque? quando tens mahrez gabriel jejus sane gundogan no banco? o que se pede para o benfica e melhorar o nivel da equipa, nao me vais vender que nao conseguimos depois de fazer 120 milhoes arranjar um dd melhor que o andre almeida...

      Eliminar
    2. Caro Nuno,

      Obrigado pela resposta sincera. Como constatarás, no meu texto não falo do avançado diferenciado. Não falo em médios diferenciados. Nem sequer falo de GRs diferenciados. Se me queixo de uma posição específica, essa é apenas a de Lateral Direito, nem sequer da perda de Félix e Jonas, que são mencionados 0 (zero) vezes.

      Se apenas me queixo da lateral direita é porque, ao contrário de um antigo treinador nosso, acho que o adepto do Benfica tem de exigir o direito divino a ganhar todos os jogos. Depois entra o meu gosto pessoal de querer ganhar todos os jogos a jogar bem. E, a título pessoal, nem acho que tenha de ser uma ou a outra. É para fazer as duas sempre.

      A demonstração de que acho ser possível isso, pese eu achar que vou criticar aqui ao longo do ano um certo "cruzabolismo" de que Lage não nos conseguiu ainda exorcizar (porque não quer? porque não consegue?) é quando tenho a crença que o banco que o Benfica apresentar em cada um dos 34 jogos que vamos fazer, seria **todo** ele titular no lado adversário, exepto em 4 desses jogos, onde apenas **alguns** seriam titulares. Para que seja claro o que quero dizer é que considero a diferença do Benfica para a concorrência é tão grande a nível interno, que qualquer coisa que não a Bayernização da Liga será inaceitável.

      Agora os detalhes. Não pude seguir a campanha Americana como gostaria, daí estar a reservar comentários mais detalhados para quando conseguir ver a bola a rolar. No entanto dos resumos que me chegaram (que valem o que valem) sinto que defensivamente os processos estão piores do que quando acabámos a época. Ofensivamente, do que pude ver quer nos jogos na Europa, quer nos resumos, penso que há soluções colectivas para os problemas de quebra de valia individual. Se está igual? Não, mas penso que estará eficiente. Já na defesa não sinto que essa eficiência exista. Em teoria teremos um grupo da Champions com duas equipas teoricamente num patamar muito acima e uma quarta ao mesmo nível. O que quer dizer que passar a fase de grupos já seria um brilharete. Para mim temos de exigir mais, para alguns isso está bom. Infelizmente como está, isso já parece uma meta longínqua.

      Basta ver como o Ajax, que está numa Liga mais fraca que a Portuguesa, canalizou as verbas que recebeu de duas transferências (entre jogadores que pegam de estaca e os que foram rodar para o Jong Ajax), por exemplo. Que é como o alexanderson diz: subir o nível. O que se pede é mesmo subir o nível. Não adianta de nada sermos um peixe muito grande na Liga Portuguesa, porque a Liga Portuguesa é um aquário muito pequenino e não nos deixa crescer.

      Quanto ao City, o suplente do Walker é o Danilo. Que seria titular em 14 ou 15 dos adversários do City...

      Eliminar
    3. "acho que o adepto do Benfica tem de exigir o direito divino a ganhar todos os jogos. Depois entra o meu gosto pessoal de querer ganhar todos os jogos a jogar bem. E, a título pessoal, nem acho que tenha de ser uma ou a outra. É para fazer as duas sempre."

      Perfeito. O meu benfiquismo também sempre foi, exactamente, assim. E até acrescento duas coisas: a primeira é que o Benfica não se fez Benfica só por ganhar, mas por ganhar jogando bem, dominando, encostando o adversário às cordas, criando jogadas de ataque perigosas com uma regularidade assustadora (para eles) e deliciosa (para nós); não percebo benfiquistas com mais de 40 anos que dizem que "o que interessa é ganhar, jogando bem ou mal não interessa"!...

      A segunda é que ganhar não é igualmente provável jogando bem ou mal. É muito mais provável ganhar quando se joga bem, embora seja possível jogar bem e não ganhar; assim como é muito mais provável não ganhar quando se joga mal, embora seja possível jogar mal e ganhar. Há muita gente que nega isto, mas isto para mim é claro como água. Basta comparar a qualidade do futebol do Benfica de RV, na primeira metade da época passada, com a qualidade do futebol do Benfica de Bruno Lage, na segunda metade da época passada, e depois comparar os resultados: 16 jornadas, 31 golos marcados, três derrotas, dois empates e 11 vitórias com o Mister Fezadas e 18 jornadas, 72 golos marcados, um empate e 17 vitórias com Bruno Lage...nem que fosse por esta relação probabilistica entre jogar bem e ganhar, todos os benfiquistas deveriam valorizar o jogar bem como valorizam o resultado! Nem que fosse meramente interesseira essa valorização ;-)

      Eliminar
  2. Não me preocupa tanto o lateral direito, em primeiro lugar porque acho que AA é o jogador mais subvalorizado do Benfica deste século; e em segundo, porque além do João Ferreira e do Tomás Tavares, acho que o Gedson pode vir a dar um grande lateral direito - e não parece haver outra posição para ele neste plantel, sem ser como terceira opção...

    Preocupa-me mais que o Benfica possa perder o que de melhor teve no ano passado: o jogo associativo no espaço entre linhas do corredor central. RDT é um 9, não é um segundo avançado para a fase e espaço de criação. E parece ser bem melhor que o Seferovic...Percebo que seja difícil o Lage sentar o Seferovic agora, depois da época que fez no ano passado, mas a dupla RDT-Seferovic, aliada ao que ele já disse de se calhar termos que mudar a forma de jogar face às perdas de avançados como o JF e o Jonas, leva-me a recear o regresso da excomunhão do corredor central nas costas dos médios e daquele jogo sempre pelos corredores laterais, que nunca arrisca ter bola dentro do bloco adversário, e que acaba sempre num cruzamento a ver o que dá, contra uma molhada de defesas adversários posicionados e estáveis, de frente para a bola... Talvez seja ainda o trauma Mister Fezadas, mas penso que sem um segundo avançado como Chiquinho, Jota ou até Taarabt, nas costas do 9 (que para mim seria RDT), esse futebol deprimente e anti-Benfica é uma possibilidade bem real.

    ResponderEliminar
  3. RDT pode fazer isso, sem que o faça como Jonas ou Félix o faziam. O problema é que também acho que um jogador de outras características o faria melhor, soltando o Espanhol para dar mais qualidade ao jogo na frente. Poderia ser de facto desse trio de Chiquinho-Jota-Taraabt (por ordem de preferência com base no que vi na pré temporada). Taraabt parece estar a ser trabalhado mais para ser uma alternativa a Gabriel. E bem pelo que se tem visto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Subscrevo tudo. Sim, para Lage Gabriel e Taarabt são os 8 do plantel - e muito bem! Assim como Pizzi e Chiquinho serão os médios ala direitos, Rafa e Caio Lucas ou Cervi os médios ala esquerdos, Jota e RDT os segundos avançados, Seferovic e Vinicius os 9. Sendo que vários destes jogadores fazem bem outras destas posições (ex. Taarabt a segundo avançado ou médio ala, Jota a médio ala esquerdo)...

      Eliminar