sexta-feira, 14 de junho de 2019

 

Hora de Fecho - Contagem de Picaretas no Seixal.

Com a época de futebol a sério encerrada, é chegada a hora de fazer o balanço do ano. A minha ideia inicial é a de dedicar uns textos a esse balanço. O primeiro será este, dedicado a opinar sobre as picaretas que vimos a passearem-se em campo com o Manto Sagrado.


Para que não se confunda isto com um exercício académico, daqueles textos que se acham muito importantes porque o seu autor é o mais incompreendido génio oculto, desde já aviso que é um texto que se lerá melhor numa esplanada, com um pires de caracóis e uma imperial ao lado. Sim, porque aqui no Estaleiro não nos confundimos com um espaço de análise séria! Não que encaremos aquilo que fazemos com leviandade. Somos exigentes na qualidade que exigimos. E a primeira equipa a quem o pedimos, é à nossa. 

No que toca a exigência de qualidade, no caso do Benfica, tem de se começar logo pela baliza. Por esta altura já não é segredo nenhum que não só acho que Svilar e Vlachodimos juntos não fazem um guarda-redes de clube grande, como que Varela teria todo o direito a poder sonhar com a titularidade. E quando oiço que uns apesar de intervencionado ainda conseguem entrar nos rumores de grandes Guardiões internacionais, imagino o que nos impede de o fazer. (Se for o salário do Félix, então tudo bem). A exigência de qualidade faz também com que se estranhe a presença de Jardel na defesa, e ainda por cima com a braçadeira, como se não houvesse outro jogador que parece claramente mais agregador e digno transportador da mística. Ao nível do meio campo, um dos grandes erros do defeso foi corrigido em Janeiro, mas convém lembrar mais uma vez como a forma de fazer negócio do Presimente e do Parceiro Preferencial muitas vezes acabam a sabotar a equipa. Já na frente, não é que Seferovic seja mau, mas não é jogador de excelência e, jogue bem ou mal, tem lugar garantido por falta de concorrência.

Vamos lá então ao insulto gratuito e personalizado.

Vlachilar – Mais vale juntar tudo. Se fosse possível uma fusão dragonbálica e o resultado fosse um guarda-redes no primeiro ano de júnior, o Benfica teria um talento interessante. Conquanto a fusão apenas guardasse as coisas boas. Desde a capacidade de Svilar em jogar fora da pequena área à tranquilidade de Vlachodimos entre os postes em situações de bola corrida. Desde que não sejam cruzamentos. Ou remates. Ou... Eh pá esqueçam. Digamos que se a minha avó tivesse asas, seria um avião se aplica às balizas do Benfica de forma dolorosa. Ó Varela, desculpa lá o que disse de ti, largas as stroopwafels e volta para a sardinha assada!
Veredito - Guardar o Grego se ninguém lhe pegar; emprestar Svilar.

André Almeida – Parece ser, como o Insónias frizou, um bruxo voodoo. Tudo o que é concorrência sofre de lesões graves. Desde Ebuehi e Corchia este ano, à grave lesão mental de Douglas o ano passado, desde que Nélson Semedo foi para Barcelona que o Almeidinhos é o nosso gato de Schrödinger: só se sabe se está vivo ou morto quando vai a jogo. Que é como quem diz se é o nosso melhor ou pior lateral direito. Quando se é o único, esta dicotomia fica preocupante.
Veredito - É um jogador útil e tem uma função a cumprir como capitão. Não pode ser o titular, e precisa de concorrência.

Jardel – Deveria voltar à Olhanense para encerrar a carreira em grande. Partilha com Luisão a nacionalidade, a posição e a lentidão, certamente os critérios para se ser o carregador da mística no Benfica, nos dias que correm... Demonstrou ao longo da época ser pior central do que Samaris, Conti ou Lema.
Veredito - Ontem já ia tarde...

Conti e Lema - Conti ainda está a aprender, espero que não pelo método Lisandro López; Lema deixou saudades no único jogo que fez. Jogou uma merda? Certo, mas mesmo assim sempre que vi Jardel em campo ficava com saudades dele. 
Veredito - Acho que Conti ainda pode ser útil, assim ganhe algumas noções defensivas. Lema já era.

Yuri Ribeiro não Cervi – Vamos fazer aqui um outro 2 em 1. Cervi não serve para extremo neste plantel, uma vez que nessa posição está num processo acelerado de Salvização. Por outro lado, das vezes que vimos Yuri Ribeiro jogar, ficamos com a sensação que o Argentino de mau gosto capilar está para Yuri Ribeiro como Fábio Coentrão estava para Bruno Cortez.
Veredito - Yuri, você é o elo mais fraco. Adeus! Cervi, compreende, o plantel só tem lugar para nenhum Sasno. Como já temos um, já excedemos a quota. Ou te tornas lateral ou é melhor ires para outra freguesia.

Fejsa – Não. Já não dá. A mudança de Bombos da Luz para equipa de futebol fez com que Fejsa passasse de Salvador Desta Merda Toda para Lesionado Crónico que só Engonha. Não é nenhum Alfa Semedo, mas claramente está para lá do que uma equipa com a ambição que o Benfica deve ter necessita.
Veredito - Give this man a golden retirement plan!

Alfa Mete-Medo – Nunca desejei tanto que a expressão "tem para lá umas cláusulas" envolvam compra obrigatória. Qualquer coisa acima de um pacote de torresmos e o bilhete de avião será um negócio excelente, que mesmo assim não compensa o favorzinho de #carrosselmendista que representou a sua repescagem.
Veredito - Tenho insónias só de pensar que pode voltar.

Sasno – Não acredito que ainda faz parte do plantel. É mandar para o Professor Bombo na Arábia e transferir o seu ordenado inteirinho para o Félix. Ouvir o Presimente dizer que não há dinheiro para pagar ao Félix ao mesmo tempo que financia este lesionado crónico é insultuoso. Espero que nos imeiles se descubra que afinal o ordenado dele é pago pela instituição hospitalar que patrocina o clube.
Veredito - Se (quando?) o Félix sair porque não se pode competir com não sei quantos milhões por ano, este calhau com olhos e sem joelhos ainda estiver no plantel, devia-se atirar pedras a tudo o que seja candeeiro na estrada entre a casa do Presimente e o Seixal. Não vá ele ver mais luzes...

Ferrillo Casteyra– Um era um armário cuja valia era como parede para a bola ressaltar. O outro nunca percebemos bem. Foram-se embora e deixaram o ataque do clube entregue a...
Veredito - Se não vier mais ninguém para a frente, encurtar o empréstimo de Ferreyra poderia não ser uma má opção... Numa lógica de ter concorrência ao Suissinho, pelo menos.

Dr. Haris e Herr Cepovic – Não se pense que é um novo gato de Schrödinger. Não! Dr Haris e Herr Cepovic manifestavam-se várias vezes no decorrer da mesma partida. Será aqui mais um corolário do princípio da incerteza de Heisenberg segundo o qual só se sabe qual o que está em campo quando a bola transpõe a linha de fundo.
Veredito - Se não vier ninguém ficamos com ele, mas há claramente a sensação de que se aparecer um mendilhão a pronto nas contas do clube (ou seja um negócio de três mendilhões), é deixar ir. Podes enganar muitos pouco tempo, ou poucos muito tempo...

Rui "Professor Bombo" Vitalis – Treinador destes cepos todos!  A sua contribuição mais valiosa foi ter-se ido embora. Podia ter ido três anos e meio antes, que é como quem diz nem ter vindo, mas certamente o Presimente teria ido buscar um outro Zé Mota da vida. Disse, em jeito de ressabiamento, que o que lhe soube bem foi ganhar na Arábia. E diz que como profissional que é não se importaria de treinar um clube rival do Benfica. Face a esta disponibilidade, as saudades que adeptos de Sporting e Porto sentiam começaram a desvanecer. Já os Benfiquistas veriam com agrado o seu regresso a Portugal. Desde que não para o Benfica
Veredito - Gostava que voltasse a Portugal, mas para um qualquer clube a Norte da Segunda Circular. Um qualquer. Não importa qual. Tem é de ser a Norte da Segunda Circular.

Menção Honrosa:
Presimente Bigodelhas – Foi uma luz que lhe deu para continuar a boicotar a equipa. É o interino que afinal foi aposta desde a primeira hora. Tem uns grandes tomates mas é para nos tomar a todos por parvos. Eu diria que ainda há muitos, mas cada vez menos. E com cada vez menos pachorra para o #carrosselmendista. Há promessas vãs que os seus pontas de lança na blogosfera já começaram a relativizar, que é como quem diz, em breve se atirará mais cimento aos olhos dos Benfiquistas. Benfiquistos como ele já deveriam ter sido erradicado do clube. Mas ainda há demasiada gente a achar que o clube foi fundado por ele. Nem que passem cem anos caro Aureliano, recordarás aquela tarde em que visitaste a fábrica dos gelados com que nos atiraste.
Veredito - Se alguma vez teve alguma coisa a dar ao clube, já passou o prazo de validade. Não sei como ainda há quem acha que é ele ou o abismo, sem perceber a contradição em que ocorre. Se a obra é tão boa e firme e segura, não tem de ter medo de passar a tocha. Se por outro lado está nisto para se servir do clube, é natural que como qualquer ditador, deturpe a verdade e minta com todos os pêlos do bigode. Ontem já iria tarde.
Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário