quarta-feira, 24 de abril de 2019

 

Futebol Português: Essa maçã podre.



Começar com uma imagem do Yoda e uma citação de Hamlet dá logo um ar de "este gajo é intelectual mas está atento aos fenómenos de cultura popular".

Não é nada disso, apenas cliquei nas imagens do Google e espetei esta coisa aqui.

O Futebol Português está podre.

Não estou a falar das arbitragens e suspeitas de corrupção de todos os agentes desportivos, porque este blog não versa sobre esse tipo de temas.

Falo de futebol, falo de qualidade, falo de coragem e falo de vontade de ganhar jogos.

O quadro competitivo do futebol Português é absurdo, são demasiadas equipas, demasiada discrepância financeira entre as equipas mas, fundamentalmente, uma cultura demasiado negativa.

O futebol é um entretém. É um escape, um produto de lazer.

Em Portugal é encarado como uma luta de gladiadores, em que a derrota custa a vida.

Urge repensar o modelo competitivo do Futebol Português, todos nós já tivemos as mesmas ideias, como reduzir equipas, centralizar os direitos televisivos, etc...

Nada disso surtirá efeito se continuarmos com a estirpe de Presidentes e treinadores que temos actualmente.

Temos que pugnar para que o futebol seja um desporto competitivo, que todas as equipas joguem bom futebol, colectivo, com o propósito firme de ganhar todo e qualquer jogo.

Actualmente assistimos a um definhar galopante, com treinadores que se acham resultadistas, mas que somam médias de pontuação absolutamente patéticas e AINDA ASSIM têm trabalho época após época.

O resultadismo não é isso, resultadismo é jogar um futebol que nos garanta estar sempre mais próximo de ganhar, mesmo que, por vezes, tal não seja possível.

Resultadismo não é abdicar de jogar futebol, como fazem Nacional, Marítimo e muitos outros, à espera do pontito que caia do céu.

Isso não é a busca de resultado, é uma fezada e isso não deveria ter lugar numa competição saudável.

O Futebol Português, tal como a Dinamarca de Hamlet, está podre até ao caroço, ou muda rapidamente ou seremos a última geração a ter adeptos de clubes Portugueses.

Os próximos serão adeptos e pagarão para ver outros clubes, noutros países.

Têm mais juízo que nós.


Picareta Oceano
Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário