terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

 

O Football Manager dos Bananinhas

Começo este post com uma simples e breve elegia sem profanidade alguma:

Keizer, meu querido Keizer

Prometeste tanto e com encanto

Ao mínimo toque te renegaste

E o Keizerball perdeste


A varanda treme

Incapaz de suster

O peso dos bananas

Que deixaram o mundo em pantanas


Keizerfall se chama agora

O futebol dos bananinhas

Impávidos e serenos

Retornam aos primórdios


Ignorando a clara insuficiência poética, creio que é claro para todos o grande flop que o Sporting tem sido este ano a todos os niveis. Se pensarmos bem, não é uma novidade dado o historial do clube mas certamente será uma tristeza saber que voltou a um estado que pensava-se morto e enterrado desde 2013. Um golpe de estado que prometia muito e nada mudou, um scouting que prometia muito e nada mudou, uma presidência que prometia muito e nada mudou, enfim o novo Sporting que prometia muito e nada mudou.

Nem com o super duper maléfico e lunático anterior presidente o Sporting chegou a estar a 11 pontos do primeiro e arredado quase por completo da luta pela Liga dos Campeões tão cedo numa época. Nem com orçamentos a roçar os 30M enquanto os rivais gladiavam-se por volta dos 90 a 100M.

A dissonância cognitiva é fodida mas eventualmente desvanece-se, deixando as pessoas nuas e desprovidas das suas ideias. Este Sporting é nada e nada será se continuar assim.

Futebol muito mau, a roçar a mediocridade de Peseiro mas LONGE do mau futebol de Jorge Jesus ou Marco Silva. Keizer literalmente renegou todas as suas boas ideias, que já foram identificadas aqui noutros posts, para meter a equipa a jogar ao nível da Segunda Liga.. não sei se por opção técnica ou diretivas superiores mas o treinador holandês a destruir por completo toda a aura que tinha granjeado durante os primeiros jogos.

Contratações no mercado a roçar o sobrenatural, gastando dinheiro em opções de reserva, enquanto lacunas identificadas como um lateral direito e um extremo esquerdo nada se fez. Contratou-se um traidor  - que disse que ficava sem jogar no clube durante dois anos para forçar uma saída - por 2.5M para ser 4ª opção para central, 3M num jovem médio defensivo com algum potencial quando já existiam 3 jogadores no plantel para essa posição, ou um novo lateral esquerdo quando ainda nem vendemos o titular nem garantia temos. A aliar a isso, Keizer insiste em jogar sempre com os mesmos, o que só mostra que recebeu picaretas no mercado de inverno. Será que vale a pena falar em Miguel Luís, encostado às boxes há vários jogos porque - alegadamente - recusa-se a ser agenciado por Jorge Mendes? Que aconteceu com Jovane? E Geraldes retornou do empréstimo porque gosta muito de Lisboa?

Enfim, os bananas só tem aquilo que merecem, isto é, uma taça da liga ganha a jogar como uma equipa pequena e com a benção dos deuses.

"É preciso um Sporting forte no futebol português."

"O Sporting agora já não é mais um alvo de chacota."

Rejoice.


Partilha noutros estaleiros:

3 comentários:

  1. Oh caro douala, o senhor quer de volta o instigador da desordem do futebol português? Estamos tão bem sem arrufos e quer agitar as águas, enfim...

    ResponderEliminar
  2. O instigador da desordem? não me diga que agora é tudo arco íris e unicórnios? Reina a paz e a decência no futebol português?

    ResponderEliminar
  3. Como diria um grande filósofo: "Fácil, fácil".

    ResponderEliminar