quarta-feira, 18 de setembro de 2019

 

Sporting: temos salvação?

Bom dia estimados sofredores,


Empatámos, podíamos ter perdido, o Boavista podia ter tido 100 jogadores expulsos, a minha avó podia ter rodas e a Torre Eyffel podia ser na Arrentela.

A realidade é que jogamos muito pouco, temos a massa adepta fraccionada, parece que não há dinheiro e já temos as suricatas todas a levantar a garimpa.

A grande questão é: Existe outro Sporting?

Parecemos o Split, o filme do M. Night Shyalaman, onde o McAvoy encarna diversas personalidades reclusas de um único corpo.

Somos neuróticos, explosivos e inconciliáveis. Não conseguimos encontrar um ponto em comum que nos permita juntar esta mole humana enorme em torno de um objectivo comum, o bem do Sporting.

Qual a razão para isto?
Para além da falta de uma vitória no campeonato, que é sempre um catalisador de união, parece-me óbvio que o Sporting enferma do mesmo mal de Portugal.

Olhando para quem "manda" neste país observamos que são sempre as mesmas famílias desde o tempo da Monarquia, mesmo escondidos, os "apelidos" são sempre os mesmos, sempre na sombra a direccionar os destinos do país, tal como o Sporting.

Desde a saída do grande João Rocha temos vivido em regime de cooptações dinásticas sempre dentro da grande família de "pessoas de bem". Pessoas que estão conectadas ou à procura de conexão (Alô Sousa Cintra), que estão muito pouco interessadas no sucesso do Sporting, mas antes na manutenção do seu status perante a sociedade.

Quem segura, quem aguenta as pontas? A tal massa adepta completamente fracturada, mas apaixonada por este clube que é, em si, um manicómio.

Vivemos um momento em que tudo é escrutinado, qualquer erro associado à actual direcção do Clube é empolada para níveis Jupiterianos, para lá de qualquer razoabilidade.

Estou eu a defender a actual comissão directiva? Nada, nem de perto.

A Actual administração tem sido um manual de incompetência de fio a pavio, a falhar redondamente em todas as GRANDES matérias.

Erros todos cometem, mas se existir alguma comunicação, empatia e ligação emocional ao comum adepto, o vulgar de Lineu consegue perceber uma lógica subjacente.

Aqui é óbvio que estamos assistir a uma destruição muito forte de valor, em que os erros de pequena monta são apenas matéria para gozo no twitter mas que ocupam o espaço que deveria ser utilizado para a verdadeira discussão estrutural do Sporting.

Temos salvação? Claramente, com tantos adeptos ainda hoje apaixonados (Apesar de divorciados) pelo clube, é impossível não haver salvação. Somos demasiados para que algo se afunde sem remédio.

O que falta?

Podemos investir mais que todos os clubes grandes juntos, mas o que vejo como fundamental é mesmo uma direção que olhe para os seus adeptos como mais do que simples clientes, para comprar roupas, cadernos escolares e outras 50 futilidades existentes na loja verde.

Quem agarrar todo esta massa, que está sedento de apoiar a equipa, sem o usar como braço Armado (como Bruno Carvalho, erradamente fez) ou como Base de dados para vender T-Shirts (Como Frederico Varandas, erradamente faz), respeitando-o e valorizando-o, terá um clube enorme a quem o futuro sorrirá.

Por agora, continuamos a definhar lentamente até à AG que servirá para validar a venda da SAD, que permitirá a alienação do património de Alcochete, enchendo os bolsos a quem adquirir a SAD.



Picareta Oceano

Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário