segunda-feira, 17 de junho de 2019

 

Rant de Mercado - Parcerias Preferenciais

Segue abaixo uma série de tweets que publiquei hoje.

Vamos falar um pouco, repetindo o que já foi dito aqui e ali, sobre a ainda não oficializada venda de Félix. Que não é a venda de Félix mas a venda de um rol de pérolas Benfiquistas ao longo de uns extensos anos. Que enriqueceram apenas quem quer que tenha recebido as comissões.

Mais uma vez, o Atlético de Madrid surge no caminho de um cabeça de cartaz da Luz. Depois de Simão e de Gaitán, jogadores que se tornaram verdadeiras lendas em Madrid, certo? Logo, se os compram para o banco, quem os quis comprar inicialmente?

No caso Félix, diz-nos a imprensa, que é para substituir Griezmann. Mas será? Será uma equipa "aguerrida" e que não priveligia a técnica, olha para Félix e pensa "boa solução"?

De seguida há a equipa em si. Uma equipa onde Gaitán teve dificuldades em se afirmar - bom, onde nunca o fez! - quer um jogador com as características de Félix. A sério? Ao ponto de entrar numa loucura só comparável ao PSG por Neymar, Juventus por Ronaldo ou Man Utd por Pogba?

Agora, se tudo isto ainda está no domínio dos desejos do Atlético, porque se devem os Benfiquistas preocupar? Para já, pelo evidente enfraquecimento da equipa. Alguém se lembra da última vez que o Benfica se meteu em negócios com o Atleti e saiu fortalecido com isso?

E vendo aquilo que o Benfica "recebeu" desses negócios, quantos jogadores foi o Benfica a correr comprar inflaccionados ao Atlético? Quantos jogadores importantes demos a troco de entulho deles? Quantas vezes nos enfraquecemos a troco de os fortalecer?

E nestes negócios todos há um ele preferencial que está lá sempre. Nisso e em empréstimos "com umas cláusulas". E essas cláusulas nunca servem para nos fortalecer. Nunca são os interesses do clube que são salvaguardados.

A título de exemplo, o Ajax, numa liga com menos vagas europeias do que a liga PT, dá-se ao luxo de dizer "70 milhões pelo Neres? não estamos vendedores...". Isto depois de lá terem aceite dispensar o de Jong por 75 M€ e de se falarem de números semelhantes pelo de Ligt.

Ou seja, se o clube não quer vender, não anda pelo Mundo a oferecer e deixa que os desempenhos dos jogadores o façam. E compra treinadores que melhorem esses desempenhos. E paga, a jogadores e "estrutura", de forma que se justifique os milhões que se pedem.

E o que fazer ao entulho, aqueles que contratámos e não resultaram? Aí já o "preferencial" não serve. Eu diria que entre Sálvio, Taraabt e Lisandro, 30% da transferência de venda tinha sido de facto uma paga por bons serviços. Mas para esses já não é parceiro...

O que nos leva a: por estrutura ali não se entenda o parceiro preferencial (que se calhar é parceiro desde os tempos do clube de vídeo e pneus recauchutados). É pagar a um JJ qq em vez de um Professor Bombo. Com tudo o que isso tem de mau e de bom.

Isto para dizer o quê? É insultuoso que o Benfica ainda negoceie com Atlético. É insultuoso que o Benfica não diga ao Félix: desses senhores são 120M€ a pronto na conta do clube. É insultuoso os pinotes que o clube dá para meter o Mendes nos negócios todos. Até porque...

[faltou este: ...Na hora de ajudar a tirar entulho do clube o preferencial torna-se o ausente.]

Depois o lado do jogador. O Félix tem 18 anos ou coisa que o valham. Tem tudo para dar Quaresma ou Cristiano. O que vai diferenciar a coisa é decidir na secretaria como decide no campo. Porque se se deixa ir na conversa do Presimente e Parceiro Preferencial, acaba o novo Renato!
Partilha noutros estaleiros:

0 martelanços:

Enviar um comentário