quarta-feira, 28 de novembro de 2018

 

O Novo Paradigma da Grandeza Europeia do Benfica...

...É levar uma mão cheia de cada vez que o Sporting for simpático o suficiente para, sendo Sporting, permitir ao Benfica apanhar-se numa Champions! Segundo ano consecutivo a levar uma manita fora. Deve ser de ir a estes países onde faz frio. Como qualquer bom chefe de família, há tradições para manter.


Por falar em tradições que se mantêm, seria bom vermos a palestra de preparação deste jogo e como se trabalhou a projecção dos laterais no terreno. Isto porque o Bayern só joga com transições rápidas para extremos rápidos desde... 2012 pelo menos! É normal que o relatório de jogo não tivesse detectado essas incongruências.

E já que falamos de coisas anormais, que acharam daquele desconhecido que jogou pelo Bayern? Não, o coreano não, um tal de Robben, que só tem uma carreira futebolística com 18 anos a fazer fintas para dentro para a bola ficar ao jeito do seu pé esquerdo? Ah espera, carreira de 18 anos... Deve ser novidade é para a defesa benfiquista, que passou o jogo a oferece o lado interior do campo. Se calhar quando na palestra se falou disso já estava tudo a dormir...

Aqueles que se queixam que Jonas não serve para estes jogos, digam-me a que minuto foi a única vez que Seferovic participou numa jogada. Deu em cruzamento rasteiro para as mãos de Neuer, mas deve fazer dele mais ajustado para este jogo do que o Brasileiro. Ou o Castillo. Ou o Ferreyra que não serve...

Entretanto ainda estou à procura de André Almeida, Rafa e Gabriel. Constam da ficha de jogo mas juro que não consigo encontrá-los.

Demorei quase vinte minutos a perceber que Alfa Semedo esteve em campo. Como se ele só entrou ao 75? Precisamente por isso, é que foi tão eficaz que só quando as equipas saíram de campo é que deu para perceber que lá esteve.

Entretanto, uma noite de glória para a direcção e o treinador. Ao mesmo tempo que o Ajax dificultava as contas do apuramento, a equipa desprovida de mecanismos de jogo de Rui Vitória simplificava: Liga Europa com toda a gente. É uma melhoria infinita em relação aos 0 pontos da época passada.

+


+ Odysseas Vlachodimos. Há um motivo para a noite ter sido negra mas não histórica. Esse motivo é um alemão filho de gregos e que foi o melhor guardião teutónico em campo. Também foi o único que teve mais trabalho entre os postes do que fora da área. Poder-se-ia dizer que evitou 3 golos, mas como num dos casos se limitou a adiar o golo um pontapé de canto, ficamo-nos pelos 2,5.

+ Gedson Fernandes. Fez o golo numa boa combinação com Jonas. É quanto baste para ter nota positiva. Ainda teve mais uns bons recortes e sofreu umas faltas. Quanto baste. Os outros estiveram tão mal que bastava não fazer merda para estar aqui.

+ Renato Sanches. Depois de o Benfica ter feito um favor a Nico Kovac, mantedo-o no cargo por mais uns dias, Nico Kovac agradeceu tirando Robben e metendo Renato. Como é que é um agradecimento? A presença de Renato no lugar de Robben dá a entender que afinal o Benfica tem bons processos defensivos e de reacção à perda de bola e que o veterano Holandês é que teve uma noite fora de série. Não tem. Não foi. O que aconteceu foi "Renato".


Defesa Benfiquista. Robben no primeiro golo recupera uma bola, transporta a bola a passo por entre três defensores, com uma finta de corpo tira mais dois da jogada e atira a contar. No segundo golo a defesa oferece o lado de dentro e ele agradece com um remate. Noutra oferta do lado de dentro pela defesa, pica para a cabeça de Müller que Odissalva defende para canto. Para quem ainda está a remoer por eu dizer que transporta a bola a passo e não a correr remeto para a disciplina de Física. O movimento é relativo. Eu usei como referencial um espectador sentado. Quem acha que ele estava a correr está a usar a defesa benfiquista.

Meio Campo Benfiquista. Falta de Comparência

Rui Vitória. Segunda manita em dois anos seguidos na fase de grupos. Depois do recorde de Akinfeev a sofrer golos, acabou com a secura de Ribéry a marcar na Champions. O Benfica é neste momento o clube mais desejado por quem quer que tenha um borrego bem gordinho para matar. Ou clubes com treinadores com a corda na garganta. Há culpas da administração? Há, mas não tiremos mérito ao comandante do Tit... do navio!
Partilha noutros estaleiros:

2 comentários:

  1. "e cada vez que o Sporting for simpático o suficiente para, sendo Sporting, permitir ao Benfica apanhar-se numa Champions! "

    Parabéns, esta deve ser a afirmação mais acéfala que li nos últimos anos... então uma equipa que não é campeão à 16 anos é que "permite" ao Benfica (que juntamente com Real Madrid, Barcelona e Bayern são os únicos que colocaram os pés pela nona vez consecutiva na fase de grupos da Champions) "apanhar-se numa Champions"... Mais uma vez, muitos parabéns pela imbecilidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio caro hipermacrocéfalo. Obrigado pelo comentário, pelo elogio e, especialmente, por isto: http://www.youtube.com/watch?v=e7K-qt48AaM

      Eliminar